Sunday, January 15, 2006

Espera

"No meu interior, dentro de todas as minhas sombras, existe ainda o teu rosto a olhar-me. Entre tudo aquilo que tenho de fazer, que tenho sempre de fazer, todos os dias, sempre, suspendo-me por um instante e vejo-te, dentro de mim, ainda a olhar-me. è esse o momento em que acredito que posso estender uma mão dentro de mim próprio e, de novo, passá-la pelo teu rosto, pelos teus cabelos, desenhar as tuas sobrancelhas com os dedos, os teus lábios.
E em tudo o que faço, apenas espero. Existo entre o ontem e o logo à noite, entre a tua voz e a tua voz. À minha volta, agora, a nitidez dos objectos e das pessoas que passam por mim, que falam para mim. continua depois de um vidro embaciado. É assim que continuo também. Respondo sem ouvir as perguntas. Engano-me com o tempo. Procuro aquilo que seja mais certo ou que, pelo menos, passe despercebida. Porque apenas espero. Venho de ontem, a tua voz, e vou para logo à noite, a tua voz.
Ninguém sabe aquilo que seremos daqui a um ano e, no entanto, todas as raízes desse dia crescem invisíveis à nossa volta. Sabemos aquilo que desejamos, mas sabemos mais e, tantas vezes, já percebemos que raramente conseguimos construir aquilo que desejamos, raramente o tempo se compadece com aquilo que desejamos. Por isso, ontem, esperávamos já. E logo à noite, iluminados, esperaremos ainda.
Detenho-me sobre o reflexo terno do teu rosto a olhar-me. Os teus olhos aguardam palavras que desaprendi. É este o momento em que imagino um bejio que pudesse, em silêncio, dizer-te tudo aquilo que é verdadeiro e necessário. E apenas espero. E tenho a certeza que o tempo, correcto, passará até a sentir de novo a pele do teu rosto na ponta dos meus dedos. Nessa eternidade, tenho a certeza, este será um momento que nunca existiu."

José Luís Peixoto

4 comments:

EyeOfHorus said...

Infelizmente não consigo dar-te outra palavra que não as minhas lágrimas. Por cada linha que li, verti uma lágrima.
A espera mata amiga...

P.S. Quem me dera poder estar aí para falar contigo

Winterdarkness said...

Quem me dera que também estivesses aqui... tenho muitas saudades tuas! (mas em breve esteremos juntas). Para além do frio que faz cá fora sinto a minha alma gelada. Já começo a desesperar... :/

Vampiria said...

Outra apreciadora deste escritor ;) sim senhor e de que escritores gostas tu mais? Que tipo de literatura?

**

Sorrow_Leviathan said...

como essa coluna do jose luis veio em tao oportuno momento!pelo menos para nos as 3 isso e algo que marca bastante!a minha alma ja gelou ha mto tempo e o coraçao e algo k ja nem existe!de facto a espera mata....quantas lagrimas vao virar cristal ate esse ser aparecer das trevas?o tempo e algo imperdoavel e traiçoeiro!ainda bem k no domingo nao comprei o jornal pk se tivesse lido isso inda tinha ficado pior da cachimonia:P

ps:acho k o pior de tudo na espera e nao saber kual a resposta final!sim ou nao, ambos os caminhos estao cravados de abismo!
sabes que estarei aki sempre para ti e para a hear me!penso k incosncientemente criamos uma irmandade da dor, e tudo em prol dos homens!
let sorrow embrace our hearts